Inter de Tijuaçu entra com liminar na Justiça para suspender final do Campeonato Bonfinense

Time alega que todas as inscrições de atletas tiveram aval da LDB.

Blog do Eloilton Cajuhy

Reprodução

A conturbada final do Campeonato Bonfinense de 2023 ganhou novos capítulos nas últimas horas. Na manhã desta sexta-feira (29), a Junta Disciplinar nomeada pela Liga Desportiva de Bonfim reverteu o resultado do primeiro julgamento e colocou o Leste de Carrapichel na decisão do certame.

À tarde, o Internacional de Tijuaçu, se sentindo prejudicado com a decisão, entrou com um pedido de liminar na Justiça comum pedindo a suspensão da final do campeonato, programada para este sábado, 30, às 18h, no Estádio Pedro Amorim, entre as equipes Palmeiras Igarense x Leste de Carrapichel.

No documento protocolado na Justiça, o Inter ainda pede a suspeição de um dos membros da Junta Disciplinar por ser oriundo da região de Carrapichel. O pedido de liminar está com o Juiz de Direito, Dr. Teomar Almeida de Oliveira.

Entenda o caso

Leste de Carrapichel e Internacional de Tijuaçu jogaram no último dia 10, no Estádio Pedro Amorim, em jogo válido pela semifinal do Campeonato Bonfinense 2023. O Inter venceu a partida por 3 x 2. Dois dias depois, o Leste apresentou recurso à Comissão Disciplinar da Liga, informando que o Inter teria colocado jogadores irregulares para atuar.

O time de Carrapichel alegou que o Inter estaria com 44 jogadores inscritos, quando o regulamento do campeonato permite até 40 atletas. Também, denunciou o Leste que a equipe Quilombola teria 6 jogadores estrangeiros, sendo que o regulamento prevê a inscrição de 5. O atleta estrangeiro, segundo o regulamento do Campeonato Bonfinense, é aquele que mora fora das cidades que formam a Região do Piemonte Norte do Itapicuru.

Primeiro julgamento

Na segunda-feira (18), a Comissão Disciplinar da LDB se reuniu e acatou a denúncia do Leste de Carrapichel e a defesa do Internacional de Tijuaçu, dando um prazo de 24h para decidir o rumo do processo. Na terça-feira (19), a LDB anunciou o resultado do julgamento: por unanimidade, os membros da comissão julgaram improcedente o pedido de perda de pontos para o Inter, e multaram a equipe de Tijuaçu com 20% da sua cota na renda do jogo da final.

Na sexta-feira (22), o Leste de Carrapichel recorreu da decisão e pediu que a final do campeonato, que estava prevista para o sábado, 23, fosse suspensa até que a segunda instância julgasse o recurso.

Segundo julgamento

Na quinta-feira, 28, a nova junta nomeada pela LBD, se reuniu e deu um prazo de até 24 horas, para anunciar a decisão do recurso do Leste. Na manhã desta sexta, a LDB anunciou que os membros da junta decidiram, por unanimidade, declarar o Internacional perdedor e o Leste como finalista do campeonato, revertendo o resultado do julgamento anterior, feito pela primeira instância.

Nas próximas horas, poderemos ter novos capítulos dessa triste novela.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *