Em busca de equilíbrio, Bahia tem 2º melhor ataque e 4ª pior defesa do returno do Brasileiro

Tricolor só está atrás do Vasco no quesito ofensivo, mas defesa continua como preocupação para Ceni após sofrer nove gols nas últimas cinco partidas.

Por ge/Rafael Carmo* — Salvador

Marcos Felipe, Vitor Hugo e Rezende representam o sistema defensivo tricolor — Foto: Letícia Martins/EC Bahia

Na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Bahia vive momentos opostos nos setores ofensivo e defensivo neste segundo turno. Enquanto o ataque figura na segunda posição entre as 20 equipes da Série A, a defesa mostra desequilíbrio e é a quarta pior do torneio neste recorte. A fragilidade lá atrás ajuda a entender a derrocada do Tricolor nos últimos jogos e a queda para a 18ª posição.

Ataque inspirado

Com dez gols em seis duelos do returno, o Bahia tem uma média de 1,6 gol por jogo e está atrás apenas do Vasco, que balançou as redes 12 vezes. Em duas partidas, inclusive, o Tricolor teve vitórias gordas: um 4 a 0 contra o Bragantino e 4 a 2 sobre o Coritiba.

Melhores ataques do segundo turno:

  • 1º – Vasco (12 gols);
  • 2º – Bahia (dez gols);
  • 3º – Fortaleza, Fluminense, Athletico-PR e Coritiba (nove gols).

Defesa fragilizada

Enquanto o ataque tem funcionado, a defesa do Bahia vive má fase e é um dos principais problemas enfrentados por Rogério Ceni neste início de trabalho. Com nove gols sofridos neste segundo turno de Campeonato Brasileiro, o Tricolor baiano tem a quarta pior defesa, atrás apenas de Coritiba, Fluminense e Santos. Não à toa, a equipe é a 5ª pior no quesito defensivo levando em conta todo o campeonato.

Times que mais sofreram gols no returno:

  • 1º – Coritiba (17 gols);
  • 2º – Fluminense e Santos (10 gols cada);
  • 3º Bahia, América-MG, Vasco e Cuiabá (9 gols cada).

Apesar de dividir o posto com outros três times, Ceni reconheceu o desempenho ruim da defesa, mas exaltou o trabalho feito pelos jogadores após a derrota para o Flamengo, no último sábado, quando o Bahia sofreu um gol de pênalti e passou boa parte do segundo tempo com um jogador a menos em campo.

Na classificação do returno, o Bahia ocupa a 12ª posição, com sete pontos em seis duelos (39% de aproveitamento). O cenário, porém, é pior na tabela de classificação geral, já que o Tricolor é o 18º, com 25 pontos. Neste sábado, a equipe tentará achar um equilíbrio entre defesa e ataque em confronto direto contra o Goiás, na Serrinha, marcado para as 16h.

*Sob supervisão do repórter Rafael Teles


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *