Morre Rubens Minelli, um dos maiores técnicos do futebol brasileiro

Treinador faleceu nesta quinta-feira, aos 94 anos, em decorrência de uma infecção

Por Redação do ge — Porto Alegre

Reprodução X

O futebol brasileiro perdeu nesta quinta-feira (23) um de seus maiores treinadores. Morreu aos 94 anos o ex-jogador e ex-treinador Rubens Minelli, que conquistou quatro títulos brasileiros por Palmeiras, Inter e São Paulo, entre outras taças. A morte foi confirmada nas redes sociais pelo clube gaúcho.

Ainda não há informações sobre velório e sepultamento. O enfermeiro Renato Cardoso, que acompanha Minelli nos últimos anos, contou ao ge que ele deu entrada no hospital no dia 24 do mês passado para tratar uma infecção. Fez tratamento com antibiótico, mas o problema evoluiu e ele não resistiu. O óbito foi confirmado por volta das 12h44.

Nascido na capital paulista, Minelli completaria 95 anos no dia 19 de dezembro. Ele foi o primeiro treinador a conquistar o Campeonato Brasileiro três vezes consecutivas. Em 1975 e 1976 pelo Inter e, no ano seguinte, pelo São Paulo. Antes, quando a competição não tinha o atual nome, foi campeão pelo Palmeiras, em 1969.

O treinador ainda comandou clubes como o Grêmio, Portuguesa, Sport, Paraná, Santos e Ponte Preta, além do Al-Hilal, da Arábia Saudita.

Mas foi no Inter que ele se consagrou, promovendo uma revolução tática em um time que contava com nomes como Manga, Falcão, Dario, Jair, Caçapava, Valdomiro, Lula e Escurinho, entre outros. Em contato com o ge, Carpegiani lamentou a perda.

– O Minelli foi um dos treinadores mais importantes que tive. Ensinamento moral, dentro e fora de campo. Ele era um vencedor, ganhou muito em diversos clubes. Na época vencedora, merecia a Seleção, mas não teve a oportunidade, infelizmente. Ele se adaptava aos clubes e jogadores com muita facilidade. Pegou a nossa época no Inter, com Figueroa, Falcão, eu, entre outros. Aproveitou o nosso grupo da melhor forma, sempre pensando no coletivo. Era muito exigente, repetitivo. Ensinava tudo nos mínimos detalhes – lembrou.

Em 2002, o ge promoveu uma votação com mais de 100 técnicos, entre aposentados e em atividade, para escolher o maior técnico do futebol brasileiro. Rubens Minelli ficou em oitavo lugar.

Nas redes sociais, diversos clubes brasileiros lamentaram a perda. Veja as manifestações:


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *